Seguem abaixo os recursos das questões possíveis de peticionarmos.
Recurso questão 1 médio
Na lacuna do texto apresentada na linha 9, a resposta adequada a ser preenchida corresponde à forma “por quê” por tratar-se de um pronome interrogativo devidamente apresentado em final de sentença, por isso é absurdo admitir como correta a alternativa D. Solicita-se a alteração do gabarito para a letra B.
Recurso questão 2 médio
A assertiva I da questão número 2 afirma que “A diferença entre as pessoas mais ou menos exploradoras (...)”, para que essa informação pudesse estar perfeitamente correta, deveria haver uma perfeita correspondência semântica com a passagem “A ideia de testar limites pode estar relacionada a (...)” apresentada na linha 36 do texto base para a questão. Afirmar que “testar limites” pode apresentar alguma correlação com “ser explorador” até pode ser admitido, porém afirmar que o texto uma expressão está correta como identidade semântica com a outra é absurdo. “Testar limites” é semanticamente muito mais amplo, qualquer um testa limites ao, por exemplo, encher mais ou menos seu copo de água, isso não lhe daria nem minimamente o título de “explorador”, mas “ser explorador” significa buscar ultrapassar limites, buscar ou conhecer novas fronteiras físicas, psicológicas, emocionais, etc. Por isso a resposta não poderia ser a letra D e sim a letra B. Solicito alteração do gabarito.
Recurso questão 10 médio
A questão 10 apresenta como resposta a letra B, mas ao longo do texto ocorre a apresentação de uma série de hipóteses e justificativas objetivas e concretas que explicam a amparam as informações que deveriam preencher a lacuna da alternativa B. Como a questão solicita uma resposta cuja alternativa apresenta uma lacuna que não possa ser preenchida co informações do texto. Por isso solicito a anulação da questão.
Recurso questão 1 superior
No fragmento retirado do texto “É por isso que sempre ouvimos falar de testes com voluntários _____ eles cumprem alguma tarefa (...)” o pronome relativo “que” claramente pode-se constatar uma ambiguidade semântica quanto à referência do processo anafórico apresentado. O pronome adequado para preencher a lacuna pode ser acompanhado da preposição “em” em se considerando a referência a palavra “testes”, mas também é perfeitamente lógico, adequado e possível estabelecermos a referência com a palavra “voluntários”. As duas referências estão corretas, adequadas e coerentes, por isso a questão deve ser ANULADA por apresentar duas respostas possíveis.
Recurso questão 9 superior
A expressão “estado de” da linha 46 do texto pode ser retirada do corpo do texto sem comprometer as normas básicas linguísticas de sua estrutura sem alterar o sentido básico, pois a abrangência semântica da alteração sugerida pela questão não promove mudança de significado. Se a expressão citada não existisse e fosse sugerido o seu acréscimo no texto, isso sim alteraria o sentido por apresentar um claro sentido restritivo emprestado à palavra “repouso”, mas o contrário – a retirada da expressão – não afeta basicamente o sentido do texto. Assim o gabarito correto seria a letra B.
As demais questões não vejo possibilidade de podermos alterar o gabarito, pois elas serão contestadas semanticamente e certamente não lograríamos êxito.