A aprovação do orçamento da União, na última semana, no Congresso Nacional, pode agilizar a divulgação do edital para o concurso do INSS. Isso porque o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão dependia desta aprovação para encaminhar os processos de seleção pendentes.
Um dos concursos solicitados e prioritários é o do INSS, que deverá ter o aval em breve, devido à grande carência de pessoal e às iminentes aposentadorias. A expectativa é que agora aumente a pressão para que o concurso ocorra, tendo em vista que a própria presidente do INSS, Elisete Berchiol, comprometeu-se nesse sentido, após a aprovação do orçamento.
Segundo informações, Elisete cobrará o concurso após a sanção do Orçamento por parte da presidente Dilma Rousseff, o que ocorrerá em breve. Fato é, porém, que foi removido mais um entrave para a realização da aguardada seleção. Além de a presidente do INSS ter o concurso como prioridade, o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, negocia o número de vagas com o Planejamento, e que a seleção tenha logo o aval.