Conhea 9 bons motivos para comear a investir em concursos pblicos. | IPC
Noticias

ESPAO CONCURSEIRO

Conhea 9 bons motivos para comear a investir em concursos pblicos.

Há inúmeros motivos que fazem milhares de pessoas começarem a investir em concursos públicos todos os anos. O IPC Concursos listou 9 motivos para estimular você ainda mais a iniciar seus estudos ou, para aqueles que já iniciaram sua preparação, focarem na obtenção do sucesso. 

  

1. Segurança financeira 

O emprego público proporciona ao funcionário a certeza do recebimento de seu salário. Isso permite uma melhor organização e uma vida financeira mais saudável e promissora. 

 

2 . Salário compensador 

No setor público, os salários e benefícios são muito superiores aos da iniciativa privada (o serviço público concentra 80% dos maiores salários do país). É comum ver servidores públicos que possuem apenas o ensino médio completo ganhando bem mais que pessoas graduadas. 

 

3 . Benefícios 

Geralmente, as instituições públicas oferecem benefícios aos servidores. Entre eles estão: plano de cargos e carreira, os quais garantem ascensão e promoção, auxílio-transporte, auxílio-alimentação, plano de saúde, auxílio-creche, auxílio-maternidade e licença à capacitação. Alguns órgãos ainda premiam os funcionários com gratificações de exercício de função e titulação. 

 

4 . Estabilidade 

Em geral, quem é aprovado em um concurso público presta estágio probatório, que é uma espécie de avaliação. Depois disso,  passa a ter estabilidade, ou seja, o servidor não pode ser demitido sem justa causa. Poderá perder o cargo, se for condenado em algum processo judicial ou administrativo disciplinar, assegurada ampla defesa. 

 

5 . Sem discriminação 

Em um concurso, as condições são iguais para todos. Não há qualquer  discriminação, seja ela racial, por idade ou a famosa necessidade de “boa aparência’’. Você nunca ouvirá que não possui o perfil certo para a vaga, pois os critérios de avaliação são objetivos. Será o seu conhecimento aplicado na hora da prova que fará você conquistar sua vaga. Mulheres grávidas, pessoas idosas e jovens sem experiência de trabalho, por exemplo, podem fazer concurso. No setor privado, entretanto, eles terão dificuldades na obtenção de um cargo. 

 

6 . Sem currículo e sem indicação 

Muitas seleções de trabalho começam pela apresentação do currículo. O profissional é avaliado pelo que ele já fez e pela sua experiência. Depois disso, entra em cena a famosa indicação que pode ser determinante para a contratação. O concurso público, por outro lado, iguala todos: não há ‘‘jeitinho’’ e o currículo não conta. 

 

7 . Aposentadoria integral 

O servidor público contribui com um percentual maior para previdência social. Assim, ao se aposentar, via de regra, perceberá proventos integrais. Haverá, contudo, exclusão de alguns benefícios em relação ao funcionário na ativa. 

 

8. Transferência de Local de Trabalho 

O Servidor público tem a possibilidade de ser removido de cidade ou repartição a pedido, desde que completado o tempo de serviço exigido pelo órgão público. 

 

9. Satisfação pessoal 

Passar em concurso público exige esforço e dedicação. Assim, quando vem a aprovação (às vezes, somente após algumas tentativas), a conquista aumenta a auto-estima e causa uma sensação de vitória e reconhecimento. O mérito é do nomeado, levando para o resto da vida o título honorífico de "aprovado em concurso público".

VEJA TAMBM

Est com dvidas?
Fale com um de nossos atendentes, em tempo real, e saiba mais sobre os cursos.
Receba informaes sobre
os principais concursos
pblicos gratuitamente.

CADASTRAR SEU E-MAIL

9679.7198
9864.8015
9970-7273

8926.8989

8106.5005
8177.9754

8465.5763
QUER CONCORRER A
BOLSAS DE ESTUDOS
INTEGRAIS E PARCIAIS?