Prepare-se! At para chutar certo. | IPC
Noticias

NOTCIA

23/04/14

Prepare-se! At para chutar certo.

Passar em concurso público “chutando” as questões é uma tarefa praticamente impossível. Então, nem tente isso. Mas até os mais preparados podem levar vantagem com algumas dicas sobre como chutar numa prova. E nada melhor do que corrigir uma prova e confirmar que aquele chute foi certeiro. O famoso "chute", que muita gente pratica por aí, pode ter uma probabilidade de acerto muito maior caso os candidatos utilizem algumas dicas simples ao invés de simplesmente chutar ao acaso.

Numa prova, sempre tem uma ou outra questão que não fazemos a menor ideia de qual resposta é a certa e nesses casos não resta outra alternativa a não ser chutar mesmo. Aí entra as dicas da técnica do chute, que ajudam a aumentar bastante a probabilidade de acerto.

 

Dica 1: por Eliminação

Primeiramente, o candidato deve verificar se existe alguma questão com uma resposta absurda ou visivelmente errada. Pode parecer simples, mas isso aumenta muito a sua probabilidade de acertar. Por exemplo: em uma questão com 5 alternativas, a probabilidade de acerto é de 20%. Caso seja eliminado apenas uma alternativa, a probabilidade já aumenta para 25%.

 

Dica 2: por Repetição

Verifique se há respostas que se repetem. Caso existam, estas tendem a ser as corretas. Por exemplo, se as opções de uma questões fossem estas:

A) Cachorro e Cavalo

B) Vaca e Gato

C) Gato e Cachorro

D) Gato e Macaco

E) Cachorro e Macaco

Note que as palavras Gato e Cachorro aparecem mais vezes em todas as alternativas, então provavelmente a resposta correta é a C, pois reúne as palavras mais citadas.

 

Dica 3: por Semelhança

Geralmente, o examinador da prova tende a tentar confundir o candidato colocando alternativas parecidas ou próximas da resposta correta. Com isso, as alternativas que são muito semelhante a outras provavelmente conterão a alternativa correta. Por exemplo:

A) 10,8

B) 15,2

C) 15,5

D) 18,2

E) 20,5

Nesse caso, as alternativas B e C são semelhantes (ou próximas), então, provavelmente, uma das duas é a correta.

 

Dica 4: por Generalização

Desconfie de toda alternativa que generaliza um determinado assunto. Aqui, vale a máxima que toda regra tem a sua exceção. Quando houver alternativas desse tipo, elas tem maior probabilidade de estarem erradas. São exemplos de palavras que generalizam assuntos: nunca, jamais, sempre, completamente, incondicional, ninguém, todos, definitivamente e total.

 

Dica 5: por Distribuição

Essa dica não é tão eficiente quanto as primeiras, mas pode ajudar em alguns casos. Estatisticamente, a banca examinadora tende a distribuir igualmente as respostas conforme a quantidade de alternativas e questões da prova. Por exemplo, se cada questão contém 5 alternativas e a prova contém 50 questões, provavelmente o examinador colocará 10 alternativas A, 10 B, 10 C, 10 D e 10 E. Então, quando for chutar, vale a pena contar quantas respostas já foram assinaladas para cada alternativa. A que tiver menos respostas deve ser o palpite. Mas caso já tenham muitas respostas erradas na prova, essa dica não funcionará bem.

 

Estude o necessário para não precisar chutar. Mas se precisar, chute certo.

 

Fonte: www.tudosobreconcursos.com

VEJA TAMBM

Est com dvidas?
Fale com um de nossos atendentes, em tempo real, e saiba mais sobre os cursos.
Receba informaes sobre
os principais concursos
pblicos gratuitamente.

CADASTRAR SEU E-MAIL

9679.7198
9864.8015
9970-7273

8926.8989

8106.5005
8177.9754

8465.5763
QUER CONCORRER A
BOLSAS DE ESTUDOS
INTEGRAIS E PARCIAIS?