IPC - Instituto Preparatrio para Concursos
Noticias

NOTCIA

17/06/14

Filmes que inspiram concurseiros

O processo de passar em um concurso público tem muita coisa em comum com um teste de resistência. É quase como se todo concurseiro fosse para debaixo da água com a condição: ganha quem segurar o ar por mais tempo.

É claro que ter condições de segurar o ar, digo, encarar longos períodos de estudo não é suficiente para conquistar uma oportunidade profissional no setor público. Quem já teve a curiosidade de ler um edital sabe bem do que estamos falando. Mas, quando se tem anos de preparo pela frente, resistência é (sim) fundamental.

Pensando nisso, EXAME.com pediu a psicólogos, ex-concurseiros e especialistas em motivação para selecionar os filmes que são essenciais para quem já parece não aguentar mais a rotina de livros, apostilas e provas.

 

AS AVENTURAS DE PI

Direção: Ang Lee (2012)

Como você reage às situações de extrema tensão? Nos mais de 200 dias à deriva, o indiano Pi conseguiu sobreviver. “Em vários momentos, ele pensou em desistir. Mas, por outro lado, buscava forças e experimentava outras estratégias para se manter vivo”, afirma Rocha. E a persistência e resiliência de Pi devem ser exemplo para quem mira um concurso público.

  

OS INTOCÁVEIS

Direção: Eric Toledano, Olivier Nakache (2012)

“Driss assume o trabalho sem querer muito. Há muito concurseiro que faz o mesmo. Aceita a missão sem estar preparado para um concurso ou para a vida de concurseiro”, afirma Marcelo Hugo da Rocha, coordenador da coleção “Passe em Concursos Públicos – Questões Comentadas sobre Advocacia Pública” (Editora Saraiva). Para quem está neste grupo, a dica é se inspirar no personagem em questão e se apaixonar pela nova missão de vida ou partir para outra empreitada.

    Cena do filme "Os Intocáveis"

 

A ERA DO GELO 4

Direção: Steve Martino, Mike Thurmeier (2012)

Em uma das cenas, o famoso esquilo, sempre obcecado pela noz, acaba afundando uma cidade inteira. “Ele foi tão insistente em uma coisa só que perdeu noção do que estava a volta dele”, diz o psicólogo Fernando Elias José.

 

DE PERNAS PRO AR 2 

Direção: Roberto Santucci (2012)

No segundo filme da franquia “De pernas para o ar”, a personagem de Ingrid Guimarães é uma executiva de sucesso que está se adaptando a uma vida estressante. A lição para concurseiros? “Se você enlouquecer, terá prejuízos”, afirma o psicólogo Fernando Elias José. “Você não pode ficar obcecado. Tem que ter foco, mas não pode perder a noção do que acontece a sua volta”.

 

A INVENÇÃO DE HUGO CABRET

Diretor: Martin Scorcese (2011)

Na Paris dos anos 30, Hugo Cabret (Asa Butterfield) é um órfão que vive escondido na estação de trem. Sua única companhia é um robô quebrado deixado pelo pai. “O menino representa a esperança de retomar o sonho que ele tinha desistido”, afirma Fernando Elias José, psicólogo especializado em concursos. E é nesta ideia que todo concurseiro deve se apoiar. “Quem estiver com o sonho adormecido e que tem tido muitas frustrações, precisa acreditar, apesar de tudo”.

 

COMO TREINAR SEU DRAGÃO

Direção: Chris Sanders, Dean DeBlois (2010)

Como o dragão do filme, que precisou do menino para terminar sua saga, todo concurseiro precisa de pessoas ao seu lado para encarar as situações adversas. “Você se perde quando se fecha e se torna autossuficiente”, afirma Fernando Elias José.

 

ATÉ O LIMITE DA HONRA

Direção: Ridley Scott (2007)

“Nunca vi um animal ter pena de si mesmo. Um pássaro cai morto e congelado de um galho sem nunca ter sentido pena de si mesmo”. É com esta frase de efeito, citada no filme, que Felipe Lima desaconselha que concurseiros se vejam como vítimas. “Concurseiro não pode ter espírito de Hello Kitty, de que não pode e está doendo. Tem que agir como o Capitão Nascimento: missão dada é missão cumprida”, brinca.

 

300 

Diretor: Zack Snyder (2007)

O filme conta como o rei Leônidas e seus 300 guerreiros de Esparta enfrentaram o numeroso exército do rei Xerxes. “Você tem que entender que seu pequeno contingente de recursos é suficiente para passar, mas tem que ter estratégia”, diz Lima.

 

O MELHOR JOGO DA HISTÓRIA

Direção: Bill Paxton (2005)

O filme conta a saga real do jovem Francis Ouimet (Shia LaBeouf) para derrotar o lendário Harry Vardon, de quem era fã, no Campeonato Americano de Golfe de 1913. “É um filme que fala sobre controle de ansiedade, família e a necessidade de correr atrás dos sonhos”, afirma Felipe Lima. Seguir o seu caminho custe o que custar – nem que sejam alguns anos de lazer ou conforto.

 

DOIS FILHOS DE FRANCISCO

Diretor: Breno Silveira (2005)

Baseado na vida dos músicos Zezé Di Camargo e Luciano, o filme conta em detalhes o percurso deles para o sucesso. O foco, como o título do longa já mostra, é a atitude do pai deles, Francisco. “O pai tinha um sonho, foi contra a vontade das pessoas, investiu financeiramente e foi persistente”, afirma o psicólogo Fernando Elias José. Uma combinação de posturas, por vezes, essencial para concurseiros.

 

O ÚLTIMO SAMURAI

Diretor: Edward Zwick (2003)

No filme, o capitão Nathan Algren tem a missão de comandar as tropas do imperador japonês Meiji para eliminar os samurais da região. No entanto, é capturado pelos samurais e aprende o código de honra deles. “É preciso ter a tranquilidade para fazer o seu melhor e ser feliz com isso”, afirma Lima. Na prática, isso significa que cada pequena vitória diária deve ser vista como um passo mais próximo da aprovação. O especialista explica: “Vibre a cada matéria estudada, a cada prova realizada. Passando ou não, você está mais preparado para a próxima etapa”.

 

HOMENS DE HONRA

Direção: George Tillman, Jr. (2000)

O filme narra a história de determinação de Carl Brashear ao ser o único negro em uma base da Marinha americana. A lição? “Nada pode deter alguém realmente inspirado”, diz Lima. “O segredo é fazer com que a aprovação fique perto.”

 

O ADVOGADO DO DIABO

Direção: Taylor Hackford (1997)

Dinheiro não é tudo na vida. E esta ideia se aplica também a um concurso público. Fernando Elias José afirma que todo concurseiro que se rende à carreira pública apenas por conta do salário tende a se frustrar com a decisão. “Se você quer ganhar dinheiro, não faça concurso”, diz.

 

Fonte: Exame.com

VEJA TAMBM

Est com dvidas?
Fale com um de nossos atendentes, em tempo real, e saiba mais sobre os cursos.
Receba informaes sobre
os principais concursos
pblicos gratuitamente.

CADASTRAR SEU E-MAIL

9679.7198
9864.8015
9970-7273

8926.8989

8106.5005
8177.9754

8465.5763
QUER CONCORRER A
BOLSAS DE ESTUDOS
INTEGRAIS E PARCIAIS?