Estudar mais em menos tempo. Sim, possvel! | IPC
Noticias

NOTCIA

11/04/14

Estudar mais em menos tempo. Sim, possvel!

Algumas dicas podem ser importantes para ajustar o foco e tornar as horas de estudo mais rentáveis.

Basta sentar-se à mesa rodeado de apostilas e livros para se dar conta de que a dedicação aos estudos para concursos públicos exige um alto poder de concentração. Televisão, celular, redes sociais e WhatsApp não ajudam nenhum pouco quem precisa se concentrar na preparação para concurso. Às vezes, a raíz da distração está dentro da sua cabeça. Por isso, indicamos algumas atitudes que devem ser tomadas para aumentar o poder de concentração e estudar mais – e melhor – em menos tempo.

A primeira dica é investir dois minutos da sua atenção no ritmo da sua respiração. Isso pode ser decisivo para baixar a ansiedade e melhorar a concentração. Trata-se de um exercício simples, que dá para fazer em qualquer local e serve para baixar a adrenalina. Experimente alongar o tempo de inspiração e, sobretudo, o de expiração durante estes minutos. Esta dica também serve para o momento da prova.

Outra dica para antes dos estudos é buscar esvaziar a mente, um dos pressupostos da meditação. A técnica visa conectar o praticante ao momento presente. Seus benefícios para ativar a capacidade de foco são propagados há milhares de anos. Você pode começar pensando numa chama de vela e tentar controlar o movimento dela com a mente. Oobjetivo é não pensar em mais nada.

Agora que você já está concentrado, parta para os estudos e vá logo ao limite da sua capacidade mental. A dica é começar pela matéria que você considera mais difícil, e não aquele que você já domina. Especialistas dizem que assuntos complexos forçam a mente a trabalhar mais, assim, seu cérebro permitirá menos brechas para a distração.

A próxima dica é fazer do seu estudo um desafio. Crie um esquema de “auto premiação”. Venceu um tópico daquela matéria complicada? Acertou a lista de exercícios? Ponto para você.Estabeleça uma lista de metas, e, à medida que elas forem cumpridas, dê a si mesmo pequenos “presentes”, como pausas para o lanche ou para descanso.

Para depois dos estudos, anote num papel o que lhe tira a concentração. Trata-se de um exercício de autoconhecimento. A ideia é identificar o que tira o foco dos estudos e criar suas próprias estratégias para não se deixar vencer pela distração.

Agora, concentre-se e bons estudos.

Fonte: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/5-atitudes-para-conseguir-estudar-mais-em-menos-tempo

VEJA TAMBM

Est com dvidas?
Fale com um de nossos atendentes, em tempo real, e saiba mais sobre os cursos.
Receba informaes sobre
os principais concursos
pblicos gratuitamente.

CADASTRAR SEU E-MAIL

9679.7198
9864.8015
9970-7273

8926.8989

8106.5005
8177.9754

8465.5763
QUER CONCORRER A
BOLSAS DE ESTUDOS
INTEGRAIS E PARCIAIS?